Foi o tempo em que, para divulgar uma marca, produto ou serviço, as empresas dependiam de veículos de mídia tradicionais. Com a evolução da internet e acesso massivo aos smartphones, o contato B2C ou B2B tornou-se diretor e segmentado. Nos veículos de mídia racionais, o foco era atingir o máximo de pessoas possível, para depois encontrar o seu público alvo no meio da multidão. Com as ferramentas digitais você cria campanhas direcionadas a quem você deseja.
Como uma empresa pode crescer na internet?
A internet oferece vários caminhos para o crescimento de empresas de todos os setores e portes. É possível crescer com sucesso utilizando as redes sociais, estudando seu funcionamento, algoritmos e público-alvo.
Outra forma de crescer é utilizando os grandes marketplaces para vender produtos e serviços para pessoas do mundo todo. E, para quem busca uma estratégia mais sólida, é possível crescer e criar sua própria infraestrutura, a partir de um serviço dedicado, que servirá de base para a criação de um projeto robusto, com sites, sistema de gestão, blog, e commerce, etc.
Veja abaixo algumas dicas básicas para iniciar essa estratégia.
Não tenha pressa
Qual é o nível de maturidade digital de sua empresa atualmente? Saber responder essa pergunta será importante para definir os passos que virão a seguir, para que você possa traçar seu caminho rumo ao crescimento na internet.
Não tenha medo de errar, pois as melhores estratégias de crescimento na internet foram elaboradas tijolo por tijolo, com tentativa e erro, até chegar a fórmula que funciona para a empresa.
Primeiro, você precisa definir seu público alvo, depois, precisa descobrir as formas como esse público se comporta na internet, as redes sociais que usam, o horário que estão ativos, como ele se comunicam etc. A partir daí, você pode ajustar o seu conteúdo para atingi-los, e preparar as estratégias para a conversão.
Você pode utilizar, por exemplo, as estratégias dos testes A/B para refinar seu conteúdo. Para isso, você deverá criar dois conteúdos diferentes que tenham o mesmo objetivo e identificar qual deles tem mais sucesso.
Por exemplo, você cria uma landing page com cores quentes e outra com cores frias e analisa os dados para ver qual obteve maior taxa de cliques. Se for a de cores quentes, você faz um novo teste, agora, com duas cores quentes para ver qual se destaca e vai refinando até chegar num modelo ideal. Esse teste vale para tudo na internet.



